Psicogeriatria
É a área da Psiquiatria responsável pelo acompanhamento específico dos transtornos mentais em idosos, com suas características próprias da idade avançada que difere no diagnóstico, tratamento medicamentoso e conduta.
A abordagem da psiquiatria no idoso é distinta do adulto, pelas alterações do funcionamento corporal, neurológico e uso de inúmeras medicações concomitantes.
Transtornos neurocognitivos (déficts cognitivos e demencias).
As alterações de memória no idoso podem ocorrer por múltiplos fatores, desde um quadro depressivo, uso de medicações que alteram a memória, doenças de base (hipotireoidismo, hipertensão arterial, diabetes, infecções) até as demências reversíveis e irreversíveis.
Além da consulta clínica criteriosa, nesta faixa etária é necesssário exames laboratoriais, exames neurológicos e de imagem, avaliação medicamentosa e avaliação neuropsicológica, dentre outros, para uma correta abordagem do tratamento dos sintomas mentais dos idosos.
Luto
É necessário diferenciar o luto “normal” do “anormal”, que pode trazer complicações para a saúde do idoso.
Avaliação de Incapacidade ou Capacidade Legal
De acordo com a patologia ou défict de memória presente, pode ser necessário a intervenção parcial ou total judicial do idoso pelos familiares, visando a proteção do indivíduo em questão.